OVOS DE PÁSCOA LITUANOS (MARGUCIAI)




PÁSCOA (VELYKOS)



A festa de Páscoa não era somente da ressurreição de Cristo, mas também a comemoração do solstício da primavera.

Na Lituânia a procissão na manhã de Páscoa acontecia geralmente em volta da Igreja, era muito solene, com as
bandeiras da Igreja, meninas carregando flores, as pessoas cantando e os sinos tocando.

Durante a missa, havia a bênção dos alimentos decorados em cestos que eram colocados no altar. E após a liturgia, as pessoas voltavam para casa levando os cestos para que todos pudessem partilhar dos alimentos. Os patronos das famílias descascavam um ovo, partiam e davam um pedaço para cada membro da família, para que a paz, o amor e a harmonia reinassem entre todos.

Os alimentos também eram divididos com as famílias pobres da vizinhança.
As crianças na véspera, penduravam cestas nas janelas para que o coelho da Páscoa trouxesse muitos ovos. Na manhã de Páscoa todas corriam para ver quantos ovos tinham nos cestos.
Neste dia aconteciam muitos jogos e brincadeiras, mas o mais conhecido era o da quebra de ovos.

Na tradição lituana costumava-se pintar os ovos de galinha com chás e outros pigmentos naturais, hoje utilizam-se tintas comestíveis e cera de abelha para fazer os desenhos.

A Páscoa era comemorada por três dias aonde o primeiro dedicava-se a Deus, o segundo à recreação e o terceiro era reservado para o descanso.

Hoje a tradição de pintar os ovos continua na Vila Zelina, em São Paulo, onde são feitos artesanalmente pelas senhoras e crianças da comunidade lituana.

A foto dos ovos coloridos desta seção foi cedida por Irena Skurkis.